16º /
Facebook Instagram
Mapa Coração Rota Rota Rota Fernada Veloso
30
jul

PENINSULA DE MARAÚ – Um paraíso na Bahia!

Postado por: Fernanda Veloso | Categoria: Américas

A Península de  Maraú está localizada na Costa do Dendê, no Estado da Bahia, a 269 km ao sul de Salvador e a 120 km ao norte de Ilhéus. Foi eleita pelo Guia Quatro Rodas como o lugar eco turístico mais bonito do Brasil. É um paraíso a parte que fica entre a Baía de Camamu e Itacaré. Por lá a natureza é quase intocada e a paisagem é dominada por imensos coqueiros, praias, rios e piscinas naturais de águas claras e quentes.

Mapa - Península de Maraú

Mapa – Península de Maraú

A região oferece vários tipos de praias, para todos os gostos. Os principais passeios incluem lugares maravilhosos como a Ponta do Mutá, Lagoa do Cassange, Ilha da Pedra Furada, Goió e do Sapinho. Tem também diversas praias, como as de Barra Grande, a mais famosa do lugar, a de Saquaíra, Cassange, escolhida como uma das melhores do Brasil, Algodões, Taipu de Fora, cotada como o grande destaque entre as belezas locais, dentre outras. A visita até a Cachoeira de Tremembé também é imperdível!

073

Praias paradisíacas!

Do alto do Mirante do Morro de Taipú, pode-se apreciar toda a extensão de praias ao norte e ao sul, até o município de Itacaré. Outro passeio imperdível é o Morro Bela Vista, o melhor ponto de observação da Península do Maraú.

Mirante Morro do Farol

Mirante do Morro de Taipu

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Clima: O clima é quente e úmido, com temperatura média de 25ºC. O período de chuvas é entre abril e junho.

Distâncias: Salvador: 180 km, Ilhéus: 150 km (ao norte), Itacaré: 38 km (de off-road).

Chegar por via aérea: O aeroporto mais perto de Maraú fica em Ilhéus (IOS). Atualmente existem voos diários das companhias TAM, GOL, AZUL, e AVIANCA originários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Vitória e Salvador. Eu peguei um voo da GOL de Belo Horizonte, direto para Ilhéus, com 1:20 de duração. Há a opção de pegar um táxi aéreo com voos partindo de Salvador. A viagem é feita em pequenas aeronaves e dura 40 minutos. Contato: Aerostar Táxi Aéreo (75) 3652-1312.

Transfer aeroporto/hotel/aeroporto: É possível reservar um traslado entre o aeroporto para qualquer praia da Península de Maraú. Basta fazer a reserva antecipada. Existem alguns hotéis e pousadas que oferecem este serviço, mas é a minoria. Como a pousada que ficamos não oferecia, reservei com o “Gabiraba Turismo”. Seguem os contatos: (73) 3258-6151/9965-9517/9942-1720. Email: [email protected]. Ele também faz passeios e leva para qualquer lugar que precisar. Gostei muito do serviço dele. Quem quiser também tem a opção de alugar um carro no aeroporto de Ilhéus. A locadora de veículos ERRS encontra-se na rua em frente a saída do aeroporto a esquerda.

De carro até Barra Grande via aeroporto de Ilhéus: Para quem vem de Ilhéus, o melhor caminho é pela nova estrada que liga Itacaré a Camamu. O cruzamento com a BR-030, entrada para Maraú e início do trecho de terra, fica a 15 km de Itacaré. Para chegar de carro até aqui existem 42 km de estrada de terra (BR 030). A dica é seguir a sinalização sentido Barra Grande. Independentemente de onde você esteja se quiser chegar de carro, vai ter que usar a BA-030 até Barra Grande, Taipu de Dentro, Taipu de Fora, Cassange, Saquaíra ou Algodões. A BA-030 é uma rodovia não pavimentada, ou seja, de terra. De tempos em tempos ela recebe uma manutenção. Quando começa o verão (época de seca) a estrada é recuperada e fica em excelente estado, quando começa a chover (próximo a junho) ela vai piorando e ficando cheia de poças e buracos. Não fica intransitável, mas o percurso de 40 km, que você faz em 50 minutos no verão, vai fazer em 80 minutos no inverno, ou até que ela receba nova manutenção.

Dica: peça para o motorista fazer uma parada na CABANA DA EMPADA! Diversos sabores de empadas maravilhosas! Vale a pena pegar algumas para levar e ir comendo durante a viagem.

De carro até Barra Grande via aeroporto de Salvador: Para quem vem de Salvador, a melhor opção é pegar o ferry-boat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica e seguir pela BA-001 até Camamu. Chegando a Camamu duas escolhas são possíveis: seguir pela BA-001 e depois pela BR-030 (estrada de terra) ou deixar o carro em um estacionamento vigiado em Camamu e pegar um barco ou uma Lancha para Barra Grande.

Chegar de barco via Camamu: Uma opção mais rápida e fácil é através do porto da cidade de Camamu, onde há barcos que fazem o trajeto em torno de 1 hora e 20 minutos, e as lanchas rápidas que fazem esse trecho entre 35 e 40 minutos.Camamu fica a 2 horas de estrada a partir de Salvador pelo ferry-boat e a BA-001. O horário de funcionamento é das seis da manhã até às cinco da tarde. O local de embarque em Camamu fica na Ponte Grande, próximo ao Mercado de Artesanato.

Lanchas rápidas: Agências de turismo de Camamu e Barra Grande oferecem serviços de lancha rápida e traslados com os aeroportos. A travessia de lancha dura aproximadamente 20 minutos. O local de embarque das lanchas em Camamu fica na Ponte Menor, próximo ao ponto de ônibus.

Transporte dentro da Península: Carros especialmente adaptados para as condições locais, as famosas “jardineiras”, realizam transportes regulares entre Barra Grande e Taipu de Fora. Agências de turismo locais oferecem passeios em veículos 4×4 para qualquer canto da península. E para quem gosta de aventura os quadriciclos são facilmente alugados.

Outros links relacionados para completar a sua viagem para a Península de Maraú:

Passeio pela Baía de Camamu e Cachoeira de Tremembé

Pousada Taipu de Fora

Onde comer – Península de Maraú e Barra Grande

AS PRAIAS DA PENÍNSULA DE MARAÚ

Barra Grande: Voltada para a Baía de Camamu, a praia de Barra Grande é calma, com areias claras e águas mornas. Barra Grande é o porto de entrada na península para os visitantes que chegam de barco de Camamu. É também onde fica a maioria das pousadas e restaurantes da região.

Barra Grande

Barra Grande

Barra Grande

Barra Grande

Ponta do Mutá: Saindo de Barra Grande, uma curta caminhada pela praia leva à Ponta do Mutá, ao extremo norte da Península.

Ponta do Mutá

Ponta do Mutá

Tranquilidade na Ponta do Mutá

Tranquilidade na Ponta do Mutá

Águas calmas na Ponta do Mutá

Águas calmas na Ponta do Mutá

035

Clique aqui para saber sobre os bares de praia na Ponta do Mutá.

Três Coqueiros: É uma praia de mar aberto e com ondas fortes, marcada pela presença de recifes que surgem da água na maré baixa. Possui pousadas, casas para aluguel, restaurante e um camping. Três Coqueiros é o início de uma sucessão de praias interligadas que vai até a praia do Pontal, em Itararé, a 50 km ao sul.Em Três Coqueiros, descobri um restaurante de pescador muito simples, perfeito para comer uma comida caseira e barata. É mais frequentado pelos moradores da região. Chama Muquecas Bar. Um prato grande que serve de 2 a 3 pessoas com arroz, feijão, farofa, pirão e peixe fresco sai por R$ 30,00. Tel: (73) 3258-6153.

Três Coqueiros

Taipu de Fora: Com coqueiros, recifes e ondas fortes, Taipu de Fora é considerada uma das mais belas praias do Brasil. A grande atração do lugar são as piscinas naturais que se formam na maré baixa entre os recifes de corais, com águas quentes, ótimas para mergulho e observação de peixes. Têm opções de pousadas, casas para lugar e bares de praia. Eu fiquei em Taipu de Fora e adorei! Clique aqui para saber tudo sobre a Pousada Taipu de Fora! Um paraíso!

Praia Taipu de Fora - Entrada da Pousada Taipu de Fora

Praia Taipu de Fora – Entrada da Pousada Taipu de Fora

Praia Taipu de Fora

Praia Taipu de Fora

Piscinas Naturais - Taipu de Fora

Piscinas Naturais – Taipu de Fora

Praia Taipu de Fora - Mar com águas claras e quente

Praia Taipu de Fora – Mar com águas claras e quente

Vista da Praia Taipu de Fora - Pousada Taipu de Fora

Vista da Praia Taipu de Fora – Pousada Taipu de Fora

Cassange: Praia extensa, com ondas fracas e muitos coqueiros. Ali se encontra a Lagoa de Cassange, lagoa de água doce separada do oceano por uma faixa de areia de 300m de largura. A lagoa é boa para banho e esportes a vela. Também possui algumas pousadas. O Morro do Celular, parada obrigatória para quem vem de jipe de Itacaré, oferece uma vista panorâmica para a lagoa e parte da península.

Praia do Cassange

Praia do Cassange

Lagoa Cassange

Lagoa Cassange

Saquaíra: A praia de Saquaíra é uma faixa de areia em linha reta com mar de ondas fracas. São quilômetros de praia quase deserta com coqueiros a perder de vista. Saquaíra é um vilarejo de pescadores que cresceu recentemente com a construção de várias pousadas.

Praia de Saquaíra

Praia de Saquaíra

Algodões e Arandi: Mais ao sul estão localizadas as praias de Algodões e Arandi. Em Arandi, a maré baixa forma piscinas naturais, assim como Taipu de Fora. São as praias mais próximas à cidade de Maraú. Tem opções de pousadas, algumas casas de veraneio e muita praia deserta.

algodoes

A Baía de Camamu: A Baía de Camamu consiste em uma variedade de ilhas. Em algumas delas têm praias lindas. A Ilha da Pedra Furada, a Ilha Grande, Campinho, Sapinho e a Ilha do Goió são umas delas. Tem também a famosa Cachoeira de Tremembé. Eu fiz um passeio maravilhoso pela Baía de Camamu e escrevi um post explicando tudo. Saiba mais aqui.

Passeio pela Baía de Camamu

Passeio pela Baía de Camamu

 

Cachoeira de Tremembé

Cachoeira de Tremembé

E aí, gostaram? Se vocês já conheceram a Península de Maraú, deixem os seus comentários e dicas aqui!!

Outros links relacionados para completar a sua viagem:

Passeio pela Baía de Camamu e Cachoeira de Tremembé

Pousada Taipu de Fora

Onde comer – Península de Maraú e Barra Grande

Beijos,

 

Posts Relacionados

7 de agosto de 2014

Conheça Londres em 4 dias!

4 de setembro de 2013

Peru: Cusco e Vale Sagrado dos Incas

Comentários:

  • 11 de setembro de 2013

    Rosalva disse:

    Simplesmente maravilhada com tudo,fotos,relatos e informações.Irei em dezembro,levarei tudo daqui no meu desktop….Obrigada,sucesso e beijos

  • 11 de setembro de 2013

    Fernanda Veloso disse:

    Que bom que vc gostou Rosa! Em brve vou postar sobre mais lugares do Peru! Qualquer coisa pode me perguntar ok? Beijos

  • 14 de janeiro de 2014

    lilian nunes disse:

    adorei estarei as dicas estou viajando para conhecer o marrocos em 18 de março e suas dicas foram otimas para mim bjss obrigada querida …

  • 22 de julho de 2014

    Thainá disse:

    Oi Fernanda, gostei muito dos teus relatos,fotos…gostaria de saber quanto às roupas pra usar lá, quais as restrições?
    bjs

  • 23 de julho de 2014

    Fernanda Veloso disse:

    Bom dia Thainá, tudo bem? Fico feliz que vc gostou do post! Com relação às roupas que vc deve levar, indico que sejam simples e confortáveis. Esta época é bem frio, principalmente em Cusco. Não esqueça de casacos quentes, gorro e cachicol.Basicamente vc vai usar tênis ou botas confortáveis para fazer os passeios! Espero que eu tenha lhe ajudado. Me mande fotos!! Boa viagem! Beijos, Fernanda

  • 24 de dezembro de 2014

    Amanda disse:

    Oi Fernanda. Adorei suas dicas. Vou agora em janeiro passar alguns dias em Maraú e ficarei hospedada em Barra Grande. Eu moro em BH e estou pensando em ir de carro . Você sabe me informar onde os carros ficam estacionados em Barra Grande? Atraves da estrada não pavimentada eu consigo chegar nas praias mais distantes taipu, algodoes, etc….de carro? Você acha que vale à pena ir de carro para deslocar por estas praias? Obrigada….Abs

  • 15 de janeiro de 2015

    Alexander Copello disse:

    Salve Fenanda…bela viagem essa, um dos poucos estados que não conheço no NE. Bem, mas estou indo agora final de janeiro para Timbau do Sul e ficarei 5 dias…vou alugar um carro, gostaria de saber se é possível encarar boa parte das praias com carro sem tração? Praias como Sagi, Cunhau, baia formosa que pelo visto demandam travessias rola de chegar de carro sem tração? deixá-lo em algum lugar se guro e curtir uma caminhada ou mesmo a travessia sem nóia. Tem um gringo muito ó (alemão) proximo da família que já foi a Timbau e sul do RN umas 3 x, disse que as vezes até rola uma sacanagem de neguinho de induzir a ir uma a´rea que vc vai atolar para rolar uma grana para te tirar…isso aconteceu com ele.

    Desde já agradeço…obrigado.

  • 23 de maio de 2015

    Mohamed disse:

    http://www.MaroccoEscursioni.com Viagens e turismo empresa de transporte foi criado e gerido por uma equipa profissional que tem uma vasta experiência na organização de viagens. Mais de 14 anos, oferecemos viagens para o indivíduo e facilitar a sua viagem para o Marrocos, com excelentes serviços durante sua estadia em Marrocos atrás
    http://www.maroccoEscursioni.com Nosso Companhia turismo tem sido líder de mercado oferecendo passeios e excursões de Marrakech nas melhores condições com preços razoáveis. Hoje continuamos nosso compromisso e oferecendo um dos melhores serviços, marketing e oferecendo aos nossos passeios e excursões 4 × 4 no deserto com preços justos.
    Propomos passeios de um dia: excursão para Essaouira, Imlil Tour e as montanhas do Atlas, Ait benhaddou turnê, Cachoeiras de Ouzoud circuitos tanto quanto vários dias atrás, o deserto do Saara e do grande sul marroquino: Ouarzazate, Zagora, dunas circuito Merzouga e Marrakech para Fes via Erg Chebbi em Merzouga com passeio de camelo e passar uma noite inesquecível no acampamento nômade no deserto.

  • 25 de julho de 2017

    Omar disse:

    Amei o seu blogue e muito interessante tem muitas informações e dicas para viajar a Marrocos ? e aqui aproveito apara deixar o links do meu web site que tem mais dicas para o viajante abraços , http://www.viagens-em-marrocos.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

(*)campos obrigatórios.

®2013 Paixão por Viajar. Todos os direitos reservados.Big Bang Comunicacção