16º /
Facebook Instagram
Mapa Coração Rota Rota Rota Fernada Veloso
23
mar

Pipa – Rio Grande do Norte

Postado por: Fernanda Veloso | Categoria: Brasil

A apenas 85 km de Natal, Pipa está localizada no município de Tibau do Sul – Rio Grande do Norte  está entre as praias mais procuradas do Nordeste. É o principal balneário do Litoral Sul do estado, famosa  pelo seu clima hippie-chique, e, por isso, conquista os mais variados tipos de turistas.

A característica mais marcante de Pipa é a combinação de dunas imponentes que acabam em falésias que são transformadas diariamente pela ação do mar e ventos. E, pelo que eu pesquisei não se conhece outro lugar do mundo em que a costa de dunas e falésias se combinem de forma tão espetacular com um verde denso e a paisagem tropical.

IMG_1310

E mais! Além de tudo isso Pipa tem águas mornas e águas claras quase o ano inteiro! Delícia! Sem contar com o show particular que os golfinhos fazem quase a beira mar. Eu fiquei 6 dias em Pipa e foi tempo suficiente para conhecer as praias da região  e apreciar as belezas naturais, o charme, as atividades e a badalação que Pipa tem a oferecer. Acho que menos que isso, há grande chance de você deixar o lugar com aquele arrependimento de não ter aproveitado mais. O que eu mais gostei, é que chegando a Pipa, encontrei uma antiga vila de pescadores transformada em um vilarejo charmoso, com boa infraestrutura hoteleira, gastronômica, de comércio e serviços, mas sem perder a rusticidade. Há muitas lojinhas legais e coloridas, variados tipos de artesanato, pousadas e hotéis aconchegantes e, claro, vários restaurantes, bares e baladinhas!

IMG_1376

COMO CHEGAR:

O trajeto de Natal até a cidade de Tibau do Sul, onde fica Pipa, pode ser muito agradável. Saia de Natal pela BR-101 até o município de Goianinha. Depois, pegue a estrada RN-003 por 18 km até Tibau do Sul, e mais 7 km até a Praia da Pipa. Neste último trecho você vai percorrer em cima de belas falésias! No caminho você vai passar pelo maior cajueiro do mundo, e depois vem uma sequência de belas praias pela orla: Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Barreta e Malembá. A paisagem inclui, ainda, as falésias com cores vibrantes e vários mirantes. Dica pra quem vai alugar carro: Tibau do Sul possui um posto de combustível que dispõe de gasolina, Diesel e Álcool. GNV só é encontrado em Goianinha. Na verdade não acho que vale a pena alugar carro. Primeiro porque em Pipa você não vai precisar e, segundo, a maioria dos hotéis e pousadas possuem serviço de translado no aeroporto.

COMO CIRCULAR:

Esqueçam carro em Pipa! Se tiver algum dia que a preguiça bater forte chame um taxi. Na alta temporada, a Avenida Baía dos Golfinhos, a via principal do distrito, fica cheia de gente e a locomoção com carro com certeza vai demorar mais do que andando. Circular a pé é a melhor opção!

ONDE FICAR:

Fiquei na Pousada Morada dos Ventos. Tem uma estrutura muito boa, apartamentos confortáveis e amplo espaço. A arrumação dos quartos é muito bem feita e o café da manhã tem uma boa variedade. A piscina é ótima! E, se você quiser levar seu cachorro, lá é uma das poucas pousadas, se não for a única de Pipa que aceita. A localização é um pouco distante do centro de pipa, mas dá pra ir caminhando ou, se não quiser pode chamar um táxi que fica por volta de R$ 10,00. Outras dicas de hospedagem que foram contempladas pelo Guia Quatro Rodas:

  • Toca da Coruja, cada hóspede é chamado pelo nome, e o farto café da manhã tem três bufês, com alguns pratos feitos no fogão à lenha;
  • Sombra e Água Fresca conta com quartos espaçosos, decoração caprichada e linda vista para a Praia do Amor. Instalado em uma área arborizada, que preserva a privacidade;
  • Pousada Terra dos Goitis tem serviço que também acompanha o estilo nada invasivo: o café da manhã, por exemplo, é deixado numa janelinha no apartamento;
  • Pousada Berro do Jeguy, os gazebos  ficam espalhados pelo jardim e os chalés estão distribuídos ao redor da piscina;
  • Pousada Céu e Mar, possui localização privilegiada, a alguns passos da Praia do Centro e a um quarteirão da Avenida dos Golfinhos, a mais badalada da cidade.

ONDE COMER:

Pizzaria dall’Italiano – Praia da Pipa : Em Pipa desde 2005, o pizzaiolo Paolo Cappellari nasceu na comuna de Enego, na Itália, em uma família cuja atividade é fazer pizzas. A experiência no preparo garante uma massa crocante, com um perfeito equilíbrio entre molho e cobertura.

Rancho da Pipa – Praia da Pipa

Real de 14 – Praia da Pipa

Sorvete por quilo, com 70 sabores. O banana real mescla banana, chocolate e doce de leite.

Preciosa Gelateria – Praia da Pipa

Tem sorvetes cremosos feitos com produtos italianos, como mascarpone e avelã. No total, 16 sabores.

Oca Toca (Pousada Toca da Coruja) – Praia da Pipa

Tapas – Praia da Pipa

Água na Boca – Praia da Pipa

Aruman – Praia da Pipa : Serve crepes com 23 opções de recheios, incluindo camarão com purê de macaxeira.

Papillon – Praia da Pipa

Cruzeiro do Pescador – Praia da Pipa : em um ambiente descolado de dia e romântico à noite, o chef Daniel Rios serve receitas à base de peixes e frutos do mar. De entrada, prove as ostras com caldo de leite de coco e farofa.

VIDA NOTURNA:

Tudo acontece na famosa Avenida Baía dos Golfinhos, onde os locais e turistas lotam vários bares e restaurantes. O quarteirão mais disputado fica na altura da Rua da Gameleira, onde está o Boobalai, com muito rock e cerveja, e o Oz, para quem prefere música eletrônica. Bem perto dali está o Tribus, onde o reggae toca a noite toda. A boate mais conhecida é a Boate dos Calangos, que fica um pouco afastada do Centro, a caminho da Praia do Amor. Com repertório eclético, toca de música eletrônica ao reggae, passando, claro, por forró, sempre de quinta a domingo.

PRAIAS:

Praia do Madeiro: visitada por golfinhos, é um bom ponto para o surf. A praia conta com escolas de surf, locação de caiaques e alguns restaurantes. Adorei ficar sentada no Bar do Jegui, porque tomei caipi frutas deliciosas, principalmente a de caju. Antes de chegar à praia você vai ter descer aproximadamente 170 degraus de escadaria. Mas vale a pena!! Dicas: no canto direito, fica o reduto dos surfistas. O meio da praia, onde o mar não forma ondas, ficam os adeptos do stand up paddle. No canto esquerdo, está o limite para baía dos golfinhos. Se a ideia é observá-los de perto, o melhor a fazer é alugar um caiaque e remar até eles. Os animais cercam as embarcações, fazendo a felicidade dos turistas.

Praia do Madero Praia do Madero

Bar Beco do Jegui

Barraca do Jegue

Baía dos Golfinhos: é um paraíso à parte! Muito lindo! É um lugar que você não pode deixar de conhecer e se dar a oportunidade de nadar junto com os golfinhos que estão por lá quase que diariamente! É uma praia bem tranquila, sem ondas e sem a badalação da praia do madeiro. Dica: o acesso para a baía dos golfinhos é pela praia do centro. Deve-se levar em conta a altura da maré que deve estar seca ou secando já que o acesso fica impossibilitado com a maré alta. Ficar sempre atento de ir embora antes da maré subir. Caso contrário ficará preso na praia até a que a maré abaixe novamente.

IMG_1398

Praia do Centro: durante o ano o movimento das marés esculpe diferentes cenários nesta praia que conta com a maior diversidade de opções de gastronomia a beira mar. Achei que esta praia é ideal para famílias porque o mar é quase sem ondas e forma piscinas naturais na maré baixa. Não tem tanta beleza natural em comparação com as outras.

IMG_1395

Praia do Centro

Praia do Amor: é também um excelente ponto para o surf e tem o acesso dificultado pelas falésias. Assim como na praia do madeiro, o acesso é através de uma escadaria enorme! Há também a opção de fazer uma caminhada desde a praia do centro quando a maré estiver baixa.

IMG_1249

IMG_1259

Praia das Minas: acho que é a praia mais deserta de Pipa, com fortes ventos e maré. É o berço de tartarugas marinhas e local importante de desova. Pode se chegar de carro pelo acesso do chapadão.

Praia de Sibaúma: na foz do Rio Catu, pode-se ver a união das águas doces com as águas do mar de Sibaúma. Eu adorei essa praia! Pode se chegar de carro (4×4) pelo chapadão ou pela estrada que dá acesso desde Pipa.

Lagoa Guaraíras: lugar maravilhoso que oferece belos passeios e belas fotos! O acesso é muito fácil, feito pela praia de Tibau, pelo Porto de Tibau (estrada Tibau-Goianinha) ou pela Creperia do Hotel Marinas. É uma lagoa de água salgada, sem ondas, porém com o movimento da maré. O deck à beira da lagoa Guaraíras oferece uma vista privilegiada do pôr do sol.

SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE PIPA:

Outro ponto interessante para quem curte bichos é conhecer o Santuário Ecológico de Pipa, cujo acesso é pela Rota do Sol. Trilhas leves e curtas pela mata que cobre as falésias levam a mirantes com belas vista e a um observatório de tartarugas marinhas. Elas são vistas quando emergem para respirar. O difícil é flagrá-las nas fotos!! O Santuário ocupa uma grande área de mata atlântica e possui um museu biológico com representantes vivos de diversas espécies animais e vegetais.

MINHA DICA DE PASSEIO:

Passeio de quadriciclo: contratei o passeio de quadriciclo em uma agência local na rua principal do centro de Pipa. A agência chama Pipa Aventura. O passeio custou R$ 350,00 por quadriciclo e teve duração de +/- 8 horas. Percorremos aproximadamente 120 km. Saindo de Pipa, passamos pelo famoso chapadão e por uma formação natural de deserto, no alto de falésias. Seguimos à beira mar pela Praia das Minas. Em seguida, passamos pela Praia de Sibaúma, repleta de Tartarugas marinhas e um visual deslumbrante de cima das falésias. Seguimos então por uma trilha através de uma fazenda de camarão até a Praia de Barra do Cunhaú, onde o rio Cunhaú encontra o mar. Após pequena parada, seguimos atravessando por balsa que é uma beleza fantástica! Na outra margem está a Baía Formosa onde seguimos por alguns quilômetros de areia branca e mar até chegar á última chamada Sagi. Na vila de Sagi paramos no Bar do Toreba para um passeio de canoa (opcional a R$15,00 por pessoa) pelo manguezal com direito a um relaxante banho de argila. Na volta, passamos pelas mesmas praias, mas em diferentes trilhas, em função as marés.

IMG_1247

IMG_1278

IMG_1279

IMG_1284

Praia de Sibaúma

IMG_1294

Fazenda

IMG_1282

Praias desertas…

IMG_1297

Praia de Barra do Cunhau – travessia de balsa para Baía Formosa

IMG_1301

Praia de Barra do Cunhau

IMG_1305

Chegada em Baía Formosa

IMG_1315

a caminho da praia…

IMG_1314

Mais fazendas…

IMG_1317

Praia de Sagi

IMG_1316

IMG_1327

Almoço em Sagi no restaurante Nativus

IMG_1332

Passeio no manguezal

IMG_1342

Manguezal…

IMG_1343

Pronta para o banho de argila no manguezal

IMG_1347

Esse é o famoso Toreba… o nosso guia pelo passeio no manguezal

Apesar de ter sido um passeio maravilhoso, sem dúvidas, é muito cansativo. Não é fácil ficar 8 horas em cima do quadriciclo andando quase sempre em areia fofa e terrenos irregulares. A vantagem é que em um único dia dá pra conhecer grande parte do litoral e muitas praias que tem por lá. Mas, se fosse escolher de novo, faria o mesmo passeio de bugue que é mais confortável. Ou, se fosse de quadriciclo faria em dois dias.

PÔR DO SOL:

Dois lugares clássicos para passar o fim de tarde na praia da Pipa são as dunas da praia de Cacimbinha e o Mirante do Chapadão. Quando o dia começa a cair, os adeptos do sandboard descem as dunas que quase invadem a pista da Rota do Sol. Ao lado, o mirante do Chapadão oferece uma bela vista do mar e da praia do Amor. O lugar também é ótimo para observar os adeptos do kitesurfe. O deck à beira da lagoa Guaraíras também oferece uma vista privilegiada do espetáculo da natureza. A minha escolha para assistir ao por do sol foi em Tibau do Sul, a seis quilômetros de Pipa, na creperia do Hotel Marinas. Lá é um ponto disputado e charmoso para assistir ao pôr do sol. Não se esqueçam de chegar cedo para pegar uma mesa em um local privilegiado.

IMG_1442

Chegando na creperia do Hotel Marinas

IMG_1446

OUTROS PASSEIOS

Passeio de Pau-de-Arara: O chamado pau de arara – uma carroceria puxada por jipe- é um dos passeios mais tradicionais da Praia da Pipa. Começa no Chapadão (trecho plano em cima da falésia), passa pela Praia das Minas e faz uma pausa nas piscinas naturais de Sibaúma. De lá, segue para Barra do Cunhaú, com parada para almoço. No segundo tempo do trajeto, o veículo atravessa uma fazenda de cultivo de camarões e coco até chegar a Cacimbinhas, onde o maior passatempo é o esquibunda, e termina na Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul, para ver o pôr do sol mais famoso da região.

Passeio de barco: de hora em hora (e de acordo com a maré), escunas e lanchas partem da Praia do Centro em direção à do Madeiro para uma missão fácil por aqui: observar golfinhos.

Gostaram deste post? Deixe aqui o seu comentário!!

 

Saiba mais sobre a Ponta do Pirambu. Um day use maravilhoso a poucos minutos de Pipa! Clique aqui.

Beijos,

Posts Relacionados

23 de março de 2014

Pipa – Rio Grande do Norte

28 de maio de 2014

Railay Beach, Krabi, Tailândia

7 de agosto de 2014

Conheça Londres em 4 dias!

Comentários:

  • 22 de setembro de 2014

    Tati Souza disse:

    Olá Fernanda! Estou indo para Penísula de Marau no final de outubro e estou em dúvida em relação a hospedagem. Minha atual dúvida é se fico em Barra Grande ou Três coqueiros. Pra mi m o principal diferencial é a praia, já quero ficar em uma praia agradável e tranquila para relaxar. Pela sua experiência Acha que a praia de três coqueiros é bem mais agradável que a do Muta?
    Obrigada!!

  • 8 de outubro de 2014

    Emílio Batista disse:

    Mto boa esta novidade! Pena que eu ñ vou pega-la, pois vou conhecer Orlando e Miami em Jan 2015. Quem sabe em outra oportunidade. Quem pode me indicar um bom seguro viagem? Abç.

  • 10 de fevereiro de 2015

    Carolina disse:

    o existem palavras para descrever tal experiência… Realizei hoje o Visita guiada pela Visitasguiadasdemarrakech.com o Guia Abdul e com o motorista badr e simplesmente foi indescritível.
    A vista de todas as Medinas, os detalhes da sua história, toda a história do Marrocos, tornam este destino um lugar abençoado por Deus e sem sombra de dúvidas, de todos os lugares que conheci, este foi o lugar que mais me impressionou, pela cultura, pela beleza, pela segurança… Segurança sim, pois ao contrario do que é mostrado na mídia, em nenhum momento me senti desconfortável ou medo… Na aula de história fornecida pelo meu guia Abdul, aprendi em questão de horas o que não aprendi em toda a minha vida escolar…
    Se vc tem alguma dúvida ou medo de visitar este lugar, esqueça, venha sem medo, realizar seu sonho da mesma forma que realizei o meu!!!
    Aliás tive a sorte de ter as Medinas só para mim, quem imagina ficar dentro das Medinas sozinha???? Realmente uma sensação indescritível!
    Muito Obrigado Houssein !!!!

  • 9 de junho de 2015

    Mohamed disse:

    http://www.maroccoEscursioni.com Nosso Companhia turismo tem sido líder de mercado oferecendo passeios e excursões de Marrakech nas melhores condições com preços razoáveis. Hoje continuamos nosso compromisso e oferecendo um dos melhores serviços, marketing e oferecendo aos nossos passeios e excursões 4 × 4 no deserto com preços justos.
    Propomos passeios de um dia: excursão para Essaouira, Imlil Tour e as montanhas do Atlas, Ait benhaddou turnê, Cachoeiras de Ouzoud circuitos tanto quanto vários dias atrás, o deserto do Saara e do grande sul marroquino: Ouarzazate, Zagora, dunas circuito Merzouga e Marrakech para Fes via Erg Chebbi em Merzouga com passeio de camelo e passar uma noite inesquecível no acampamento nômade no deserto.

  • 25 de julho de 2017

    Omar disse:

    Amei o seu blogue e muito interessante tem muitas informações e dicas para viajar a Marrocos ? e aqui aproveito apara deixar o links do meu web site que tem mais dicas para o viajante abraços , http://www.viagens-em-marrocos.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

(*)campos obrigatórios.

®2013 Paixão por Viajar. Todos os direitos reservados.Big Bang Comunicacção