16º /
Facebook Instagram
Mapa Coração Rota Rota Rota Fernada Veloso
07
ago
Praia do Forte

Praia do Forte: A vila mais charmosa da Bahia!

Postado por: Fernanda Veloso | Categoria: Américas

A Praia do Forte www.praiadoforte.org.br está localizada a apenas 56km do Aeroporto Internacional de Salvador e está cercada de praias de águas cristalinas, rios, cachoeiras e reservas naturais. Fui a primeira vez em fevereiro de 2011 e voltei agora, em julho de 2013 para uma viagem de família. Desde a primeira vez fiquei apaixonada pela vila e pelas praias de águas quentes. E é por isso que a Praia do forte já foi indicada por revistas de turismo nacional como uma das melhores praias do Brasil. Quero destacar a praia do “Lord” e do “Papa Gente”, onde é possível ver a biodiversidade marinha a olhos nus ou com o uso de snorkel.

IMG_0952IMG_0918

Sem falar na Vila que harmoniza sofisticação e simplicidade na medida certa, já que lá se pode encontrar todo tipo de lojas, hotéis, pousadas e restaurantes. Tudo com a cara da Bahia!

IMG_0822IMG_0701

Ah! Não posso deixar de falar da Capela de São Francisco de Assis, construída em 1900 pelos pescadores da região. Está localizada a beira mar, onde estão ancorados os barcos de pesca, bem no centro da Vila. Vale a pena conferir os projetos culturais desenvolvidos, principalmente as apresentações de capoeira das crianças moradoras da vila. Olhem só que fofos!!

IMG_0827IMG_0865

Há milhares de anos a Praia do Forte é o destino de dezenas de tartarugas que vêm, de setembro a maio, pôr seus ovos nas praias da região. Durante a temporada, milhares de turistas são atraídos com o desejo de participar do nascimento de tartaruguinhas e vê-las sendo soltas ao mar para ganhar a liberdade! O Projeto Tamar  www.tamar.org.br possui um moderno centro de visitantes à beira-mar, com Museu da Tartaruga, aquários, restaurante, loja e os tanques, que reúnem diferentes espécies de tartarugas e peixes.

DSC02161

Então não se esqueçam! Se quiserem conferir a temporada de desova de quatro espécies de tartarugas marinhas a melhor época é de setembro a maio!

O ingresso custa R$ 16,00 e o horário de funcionamento é de 09:00 horas.

 

Dicas de Restaurantes:

Terreiro Bahia: Localizado na Vila, o restaurante é conduzido pelo Chef Tereza Paim. Oferece um cardápio com receitas típicas ou cozinha moderna. Foi eleito 5 vezes pelo Guia 4 Rodas a melhor cozinha da Praia do Forte. Eu indico a “Moqueca para Ana Bueno”, que mistura banana da terra com frutos do mar e o inconfundível sabor do leite e coco com azeite de dendê.

www.terreirobahia.com.br

Risoteria: para aqueles que valorizam um bom risoto, vale a pena conferir a variedade que a Risoteria oferece. São diversos tipos, além de grelhados, saladas, sopas e fondues. Eu adorei o risoto de camarão com coco verde!

facebook.com/risoteriaterrabrasil

Terra Brasil: é um dos mais tradicionais da Praia do forte. Localizado na Vila, possui um cardápio completo, com especialidade nos frutos do mar.

Facebook.com/TerraBrasilRestaurantecom . indico o

Tango Café: todos os produtos vendidos são de fabricação própria. Há uma infinidade de tortas, cafés, hambúrgueres, sanduíches, salgados e sorvetes. Quem não abre mão do café da tarde, vale a pena conferir as diversidades de croissants e para acompanhar um delicioso cappuccino.

www.tangocafe.com.br

It´s Pastelaria: refeições com preços mais acessíveis. Os pratos são bem frescos, como saladas e grelhados. Eu fui para comer pastel frito que é bem famoso por lá e, claro escolhi o de camarão!

Sabor da Vila: aconchegante, climatizado e com um visual rústico, possui um cardápio diversificado com grelhados, carnes, massas, saladas e pratos típicos.

www.sabordavila.com

Kampai Sushi House: é o único restaurante japonês da vila. O chef Beto Hiagon está no ramo há 13 anos, tendo experiências com consultoria para diversos restaurantes e badaladas casas de São Paulo.

Facebook/kampaipraiadoforte

Amici di Capri: com inspiração na ilha de Capri, o restaurante apresenta um toque do mediterrâneo nos seus pratos. Possui um ambiente agradável, com boa comida e sofisticação. Vale a pena conferir a carta de vinhos, com uma variedade de até 214 rótulos importados e nacionais.

www.amicidicapri.com.br

 

Dicas de Hospedagem

A Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura que permite acomodar bem os visitantes. A estrutura hoteleira é excelente com mais de mil leitos que vai desde resorts a hotéis e pousadas de alta categoria, além dos albergues, campings, flats, casas e apartamentos para alugar. Como a Praia do Forte possui uma vila charmosa, mas ao mesmo tempo rústica, prefiro hospedar em locais em que vou me aproximar mais do clima baiano. Quero indicar pra vocês as duas pousadas que eu fiquei e gostei muito.

Farol das Tartarugas: Com localização privilegiada, a beira mar, fica dentro de um condomínio, a poucos passos do centro. É uma pousada de charme que oferece excelente conforto em seus apartamentos e chalés, aliando exclusividade e hospitalidade. Piscina, hidromassagem e recantos à sombra de amendoeiras convidam ao descanso.

DSC02175

www.faroldastartarugas.com.br

Via dos Corais: Possui estrutura de hotel com o charme de pousada. A decoração é rústica e a piscina com hidromassagem proporciona momentos de relax e descanso. Os quartos são amplos e o café da manhã é bastante diversificado.

IMG_0673

www.viadoscorais.com.br

Abaixo vou indicar outras hospedagens:

Tivoli Eco Resort Praia do Forte: O luxuoso resort 5 estrelas está localizado bem na entrada da Vila, a 400 m da Praia do Forte. A propriedade oferece quartos elegantes com varandas e mais de 30 esportes ao ar livre, além de um SPA, localizada em meio a uma reserva natural. Os quartos ficam de frente para a praia, e alguns contam com vista panorâmica do mar. Além disso, possui uma área verde que proporciona contato com a natureza. Aliado tem uma culinária excelente, com variedade de frutos do mar e pratos típicos. Os sorvetes são fabricados no próprio hotel e com sabores de frutas típicas.

www.tivolihotels.com

Pousada Refúgio da Vila: Classificada pelo Guia 4 Rodas como a “melhor pousada da Praia do Forte” (atrás apenas do Tivoli), pertence à Associação de Hotéis Roteiros de Charme desde 2007. Oferece sossego e tranqüilidade a 100m da praia

www.refugiodavila.com.br

Pousada Tatuapara: Localizada em frente a uma praça tranqüila, a 50m da praia, do projeto Tamar e da Vila. Ambiente acolhedor, jardim com piscina e hidromassagem. É uma opção para quem procurar uma hospedagem com preços mais acessíveis.

www.tatuapara.com.br

Albergue Praia do Forte: Melhor custo benefício da vila,  bem perto de tudo e da praia! São 23 apartamentos, sendo 16 privativos para casais ou famílias e 7 coletivos com 3 beliches cada. O bom é que todos são suítes, com opção de ventilador de teto ou ar condicionado.Delicioso café da manhã, aconchegante jardim interno e cozinha coletiva aberta aos hóspedes.

www.praiadoforte.org.br/albergue-praia-do-forte-hostel/

 

Comentários:

  • 12 de janeiro de 2015

    Alessandra disse:

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Chego em Krabi de noite, e estou preocupada em pegar o barco até Railay a esta hora. Será que compensa passar a noite em Krabi e ir prá Railay só de manhã?!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

(*)campos obrigatórios.

®2013 Paixão por Viajar. Todos os direitos reservados.Big Bang Comunicacção